Teve um período muito ruim na minha carreira, que me ajudou a mudar totalmente a maneira que eu enxergava as relações.
Uma certa época, estive inserido em uma equipe nada harmoniosa, era na verdade uma equipe que estava dividida em dois grupos, algo bem polarizado por objetivos e experiências diferentes. Situação até de certo modo comum, se não fosse tudo potencializado por uma liderança "atrapalhada". Que por vezes parecia incentivar esse cenário.
O clima era péssimo. Na verdade ninguém estava feliz.
Mas eu encontrava conforto com aqueles que pensavam igual a mim, aqueles que eu considerava que estavam ao meu lado.
E esse conforto nascia do sentimento que eu não estava só.
Nós tínhamos um assunto em comum. Eu reclamava, eles reclamavam, nós reclamávamos.
E assim se passavam os dias. Reclamando da liderança, dos outros, do trabalho, da empresa...
Todo momento era uma oportunidade de reclamar. Na hora do cafezinho, durante o almoço, chegávamos se isolar em uma sala de reunião pra fazer isso.
Um dia, chegando em casa, comecei a contar sobre como tinha sido o meu dia, e comecei a chorar sem parar. Não tinha acontecido um fato especifico, era um puro acumulo de chateações. Era tristeza profunda.
Na verdade o "copo transbordou", e eu percebi que era uma escolha minha encher um pouco desse "copo" todos os dias. Eu escolhia e me permitia ficar nesses ciclos de conversas de reclamações.
No dia seguinte, no primeiro cafezinho, alinhei com meus amigos que eu iria parar com os ciclos de reclamações. Que aquilo estava me fazendo mal. Escolhemos voltar para conversas mais amenas, ou mesmo futilidades, seguir com conversas mais leves.
Foi um momento de virada pra mim.
A liderança atrapalhada continuou por um tempo, as pessoas que estavam seguindo em outra direção também, os problemas estavam lá da mesma forma. Mas minha escolha mudou.
Não temos poder para mudar as pessoas, eventos, ou cenários. Porém todos os dias podemos escolher a forma que vamos reagir diante deles.
Antes de me tornar um bom líder eu precisei amadurecer, e me tornar um bom liderado. A transição acontece em fases, seja primeiro líder de si mesmo.
Comentários