top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriano Lodi

"Minha foto do LinkedIn está boa?"

Essa pergunta sempre surge quando estou fazendo uma mentoria de carreira ou processo de coaching. Uma baita dúvida de todo profissional que se preocupa com sua marca pessoal.


Eu poderia dar um palpite simples da minha percepção sobre a foto da pessoa, as vezes até tenho vontade de fazer, porém acho que seria pouco produtivo.

Primeiro por não ser um especialista em fotografia, e segundo porque acredito que a avaliação de uma única pessoa pode conter muito viés.


Estudei o assunto é percebi que existem muitas recomendações de como fazer a foto, porém quase nenhuma forma prática de como avaliar a qualidade.

Descobri duas formas diferentes de fazer essa avaliação. Um método que utiliza inteligência artificial. E outro método que utiliza a inteligência social de forma colaborativa.


Abaixo detalho um Tutorial de como utilizar cada um desses dois métodos de avaliação de foto de forma gratuita.



Método Inteligência Artificial


Esse método é fornecido por uma plataforma especializada em serviços de fotografia - snapper

Eles criaram o Photo Analyzer que utiliza uma combinação de analise de dados, alinhados com reconhecimento de imagem e tecnologias de machine learning, para determinar o desempenho de sua foto.


Passo a passo

- Acesse a página da plataforma - https://www.snappr.com/photo-analyzer/

- Clique no botão “Analyze my Linkedin photo". - Faça a conexão com sua conta do LinkedIn - é preciso colocar login e senha - efetuar permissão para uso da foto, nome e email.

- Pronto! A plataforma faz a classificação da sua foto em uma pontuação entre 0 até 100 (quanto maior melhor sua foto).


Na página da avaliação também são mostrados a classificação e recomendações em relação ao seu rosto, composição da foto e possibilidades de edição.

Aí é só fazer os ajustes, trocar de foto e submeter a novas avaliações.


Vantagens: método rápido, simples.

Desvantagens: por não ser uma avaliação humana tende a direcionar as recomendações para um padrão único de foto.   


Meu resultado no Photo Analyzer

Método Inteligência Social (meu preferido)

Esse método é fornecido por uma plataforma dedicada a avaliação de fotos de forma colaborativa. - photofeeler Aqui sua foto é submetida a avaliação por outros usuários, que também estão com suas fotos sendo avaliadas em relação a 3 critérios. Tudo de forma anônima.  


Passo a passo

- Acesse a página da plataforma - https://www.photofeeler.com - Conecte-se com uma conta (indico fazer com o LinkedIn para acesso fácil a foto do perfil). - Clique no botão “New Test” para selecionar a foto do LinkedIn ou adicionar uma nova foto. - Escolha a categoria Business para avaliação (tem opção para fotos sociais e de encontros). - Seu Nome não vai aparecer na avaliação, por isso é importante colocar sua ocupação profissional. Por exemplo: Professor, Médico, Advogado. - Selecione a opção Karma Test Free (opção gratuita na qual você precisa votar nas publicações de outras pessoas, para somente assim sua foto também ser analisada. Como mencionei é uma plataforma colaborativa, quanto mais você contribuir com avaliações, votos, mais rápido tem o retorno do seu resultado). - Pronto! Agora é só ir no botão “Vote” no topo da tela e começar ajudar os colegas que estão na mesma expectativa que você. O resultado é retornado pelos critérios de quanto você é percebido como Competente, Agradável e Influente. Além de comentários e recomendações que você pode receber de outros usuários. No formato grátis só é possível fazer a avaliação de uma foto por vez. Você termina a avaliação, carrega uma nova foto e continua contribuindo com votação. Vantagens: pessoas reais avaliam suas fotos em relação a sua ocupação. Comentários reais e diversos. Desvantagens: requer um maior esforço e dedicação. O resultado não é disponibilizado de imediato.


Minhas avaliações no photofeeler

Conclusão:

Quando falamos de avaliação de fotos as percepções podem ser as mais diversas possíveis. Afinal cada um interpreta e compreende o mundo da sua forma. Porém existem padrões e recomendações que nos ajudam a ter um bom equilíbrio na composição dessa foto.

Indiquei nesse artigo dois tutorias que eu mesmo utilizo, e minha visão são bem legais, complementares, para quem está em busca da difícil resposta para à pergunta: "Minha foto do LinkedIn está boa?"

 

Qualquer dúvida sobre a utilização das plataformas podem me enviar mensagens.

Terei o prazer de ajudar.

Aproveitem!

552 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page