Como uma visão de normalidade e acomodação pode prejudicar um líder, uma equipe, uma empresa.
- Vai ter que esperar um pouco. Não consigo abastecer agora, estão fazendo a troca de caixa. — me disse o frentista assim que encostei meu carro pra abastecer.
- Quanto tempo leva?
- Uns 20 minutinhos.
- Pode deixar, abasteço meu carro em outro posto. — encerrei assim nossa conversa, e sai a procura de outro posto de combustível.
Fiquei pensando na normalidade com que essa situação estava sendo tratada naquele lugar. Esse evento ocorreu em um posto de combustível, numa quarta-feira as 14h00, região central de São Paulo (antes da Pandemia). Um posto de combustível que fica 20 minutos sem vender o seu principal produto, pois o sistema/processo requer fazer uma “manutenção” nos pagamentos/caixa.
E tudo isso é normal?
Imagina você, o quanto se pode contabilizar de prejuízo com a soma de clientes que chegam para abastecer nesses momentos e não são atendidos.
Porém o que mais me impressionou era a normalidade com que essa situação era tratada no local. Todos estavam tranquilos. Caixas trabalhando, frentistas conversando. Quase um momento de descanso garantido pela impossibilidade de vender. Tudo normal.
Será que o proprietário tem conhecimento desse fato? E será que ele se incomoda com isso?
Pergunto isso pois percebo em líderes um comportamento bem parecido e muito preocupante.
A FALTA DE INDIGNAÇÃO
Nós como seres humanos temos a tendência e a capacidade de adaptação ao meio, porém isso em uma carreira de Liderança pode ser muito danoso. Quantas empresas que já passei que encontrei erros, que não causavam tanta “dor”, serem simplesmente negligenciados por acomodação. Por um entendimento equivocado que aquela condição era a normalidade.
Presenciei muitas equipes gerando documento e relatórios desnecessários, com um alto consumo de horas, só pelo simples fato que sempre foi daquele modo.
Atenção Líder para os sintomas.
Se você está usando frases como: “Isso sempre foi assim”, “Nosso foco é outro”, “Não vale a pena mexer com isso agora”. Pode ser que você já esteja com a síndrome de falta de indignação. Certamente a empresa na qual você trabalha espera muito mais inconformismo e ação da sua parte. Para elevar os resultados da equipe e da organização você tem que vencer a normalidade.
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